Pular para o conteúdo principal

Projeto Social Buscapé Capoeira Judem,

Projeto Social Buscapé Capoeira.
 "Crianças na capoeira são crianças foras das ruas"
Em nosso Blog tem o botação de doações caso queiram contribuir

O “Projeto Buscapé Capoeira – Crianças na capoeira são crianças fora das ruas” foi desenvolvida por Josenilton Alves de Sousa Lisboa reconhecido no meio da capoeira como Professor Buscapé Presidente Fundador da Associação de Capoeira Gingado Brasileiro-(ACCGB)

com o intuito de promover o desenvolvimento social e humano de jovens provenientes de comunidades carentes ou em situação de risco social. O preocupante cenário de degradação associado ao constante envolvimento de jovens com drogas, principalmente o devastador crack, vem causando enormes danos em diversos setores da sociedade, principalmente nas camadas sociais de baixa renda.

À ACCGB observando à situação que se encontra as crianças e jovens do estado do Piauí, em especial a capital Teresina na região do grande Dirceu está buscando soluções para esta alarmante situação, este projeto funciona como uma poderosa ferramenta pedagógica com a intenção de proporcionar o aumento da autoestima e a ampliação dos conceitos de cidadania, direitos humanos, democracia e outros valores universais importantes na consolidação do caráter e dos valores éticos e morais do ser humano. Muito mais do que oferecer aulas gratuitas de capoeira, palestras e oficinas e promover a formação sócio-cultural, este projeto visa à construção de um modelo de inclusão justo e igualitário.
 
A educação constitui-se um dos principais ativos e mecanismos de transformação de um povo e é papel da escola, de forma democrática e comprometida com a promoção do ser humano na sua integridade, estimular a formação de valores, hábitos de comportamento que respeitem as diferenças e as características próprias dos diferentes grupos. Assim, a educação é essencial no processo de formação de qualquer sociedade e abre caminhos para a ampliação da cidadania de um povo.

Nesse sentido, a promulgação da Lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003, que alterou a Lei 9.394/1996, estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, oferecendo uma resposta na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas, isto é de políticas de reparações, de reconhecimento e valorização de sua história, cultura e identidade. Nesta perspectiva, propõe a divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes, postura e valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial à diversidade da nação brasileira ao igual direito à educação de qualidade, isto é, não apenas direito ao estudo, mas também à formação para a cidadania responsável pela constituição de uma sociedade justa e democrática.

Por ser um projeto realizado em local com baixo investimento em cultura e lazer, o Projeto Buscapé Capoeira apresenta-se como alternativa ao envolvimento em atividades ilícitas e à evasão escolar, uma vez que um dos pré-requisitos para participar do projeto é estar matriculado na rede pública de ensino. Ou seja, utiliza-se a capoeira como atrativo para manter os jovens ocupados dentro e fora das escolas, minimizando os riscos sociais. 

ACCGB através deste blog vem pedir a ajuda das autoridades para que esse projeto possa continuar firme não só nessa região mais que possa também se estender a outras comunidades, cidades e estados, para que isso aconteça precisamos de sua ajuda.

Adicione no whatsapp, procure saber quais as nossas maiores dificuldade, nossas necessidades, visite nosso projeto.

Avenida São Francisco Escola Municipal Extrema, ao lado da Cavalaria da PMPI no PQ-Jurema.

Maiores informações(86) 99950-7057 TIM whatsapp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo passa

Reflexões de um Capoeira O tempo passa muito rápido, a cada dia que se passa só tenho mais certeza que devemos nos preocupar com o hoje, com o agora. O PASSADO, este não volta mais e também não pode ser alterado, não podemos mais corrigir o que foi errado lá, nem nos arrepender do que já fizemos, porém, podemos não cometer estes erros hoje, agora. O FUTURO, costumo dizer que o futuro não existe e que costumamos sofrer por antecedência, quantas e quantas vezes planejamos e embora conseguimos fazer, em muitos casos nem sempre tudo sai como planejado, sempre falta alguma coisa. O futuro é imprevisível, hoje estamos aqui amanhã podemos não estar e quem sabe disso? Só Deus mesmo. Vi todas essas crianças pequenas e que hoje são jovens, hoje vejo algumas delas pela ruas, alguns adultos, seguindo seus caminhos, nunca tive a imaginação de nenhum deles estarem comigo até hoje, mais sim que o pouco que passei para eles iriam lhe servir no futuro. Sabe o qu...

MENINO QUEM É TEU MESTRE ?

Por: Mestre Jean Pangolin       Segundo o dicionário do folclore brasileiro de Luiz da Câmara Cascudo, mestre é todo exímio trabalhador manual / aquele que ensina ou título dado a membros de uma comunidade que exercem profunda relação com algum saber, em forma de respeito.  Na capoeira o título de mestre é dado a todo aquele que a partir do reconhecimento público de serviços prestados a uma comunidade consegue se firmar como tal.       Nossa reflexão começa a partir destas definições acima, pois se faz necessário, mais do que nunca, tentarmos desmistificar a figura do mestre de capoeira, pois só assim conseguiremos modificar grandes equívocos que ocorrem no processo de formação de cada discípulo. Vale a pena ressaltar que este artigo não pretende de maneira alguma esgotar o assunto nem se firmar como verdade absoluta, mas sim servir de base para estimular algumas reflexões sobre a arte capoeira e seus “mediadores”.       Em  ...

Programação 24h Gingado dos Sabres Brasileiros.

O 24h Gingado dos Saberes Brasileiros oferece a seus participantes um ciclo de palestras, onde diversos temas serão abordados com profissionais altamente qualificados. O intuito dessas palestras é levar informações técnica e profissionais com o intuito de capacitar os capoeirista e fazer com que os acadêmicos que vão se fazer presentes no evento conheçam melhor o mundo da Capoeira em seus diversos aspectos.  PÚBLICO ALVO Capoeiristas : Alunos, graduados, monitores, instrutores, Professores, Mestrando, Contramestre e Mestres de Capoeira; Profissionais e Acadêmicos : Educação Física, Pedagogia, Educação, Fisioterapia, Nutrição Turismo, Educação Artística, Técnicos desportivos, Bailarinos/Dançarinos, Personal e áreas afins PALESTRAS CAPOEIRA     OFICINAS TÉCNICA DE CAPOEIRA.     PALESTRAS  ED. FÍSICA CAPOEIRA