Pular para o conteúdo principal

CARACTERÍSTICAS DE UM JOGO DE CAPOEIRA ANGOLA

CARACTERÍSTICAS DE UM JOGO DE CAPOEIRA ANGOLA



A MALÍCIA:Todos os verdadeiros mestres concordam em admitir que este é um importante fundamento da capoeira. ou seja. a habilidade e surpreender o adversário, de “fechar-se” e evitar ser apanhado de surpresa pelo outro. O bom capoeirista está sempre “fechado”. O angoleiro distrai seu rival, brinca com ele, engana-o, mostrando-se desprotegido, para ser atacado justamente onde deseja e, assim, lançar seu contra-ataque com mais eficácia.

COMPLEMENTAÇÃO: Os dois jogadores ficam atentos aos movimentos um do outro e sempre se deslocam, atacam. ou se defendem em função do que fizer o adversário, ou para provocar determinado movimento deste. Joga-se sempre perto do rival e respondendo a seus movimentos através de ataques. defesas e contra-ataques. Os capoeiristas não devem entrar em choque direto. porque assim a harmonia do jogo será rompida. É preciso contribuir para criar essa harmonia desenvolvendo o próprio jogo, mas deixando que o adversário possa fazer o seu próprio. E preciso jogar e deixa jogar.

JOGO BAIXO: O jogo de Angola tem movimentos predominantemente (mas não apenas) baixos, isto significa que, embora grande parte dos movimentos requeira que ambas as mãos estejam apoiadas no chão, as pernadas são em geral, de pouca altura, e as posições de guarda (com as quais se espera o movimento do rival e se prepara o próprio) exigem que as pernas estejam flexionadas e o tronco e a cintura a baixa altura. Ao contrario do estereótipo, Angola também se joga em pé, mas as pernadas são baixas.

AUSÊNCIA DE VIOLÊNCIA: Na capoeira angola, os jogos. em geral são exatamente isso - Jogos. Pretende-se atingir o adversário com alguns golpes, evitar que ele nos alcance, mas na angola bem feita, jogada por verdadeiros angoleiros, a luta (no sentido de atingir o adversário) está sempre inseparavelmente misturada com o jogo.

MOVIMENTOS BONITOS: Este é um dos elementos mais importantes na Capoeira Angola e dos menos entendidos. Nesta mistura de luta e jogo, o elemento estético adquire grande importância. Mas é uma estética própria, que surge do contexto étnico afro-brasileiro). Essa característica se soma as anteriores, e, embora o angoleiro procure fazer movimentos bonitos, é difícil ver um jogador ficar desprotegido por fazer um movimento belo ou interromper a harmonia do jogo para fazer uma pirueta.

MÚSICA LENTA: A Capoeira Angola é cadenciada e se realiza com ritmo lento em comparação com o de outras variantes. E um jogo de domínio do corpo. mas também de mente. Num bom aprendizado os movimentos de um jogo são esmiu
çados e as várias possibilidades de ação estudadas, como num jogo de xadrez. A descontração do corpo e os movimentos lentos permitem que os jogos de angola sejam muito mais demorados.

IMPORTÂNCIA DO RITUAL: A capoeira é um jogo com regras não escritas mas que, assim mesmo, estão presentes e regem seu desenrolar. No caso da Angola, o conhecimento dessas regras é muito importante. Não se pode ser um bom angoleiro quando não se sabe direito quando sair do pé do berimbau, que gestos invocando proteção se realizam antes disso ou como se faz adequadamente uma “chamada”.

TEATRALIDADE: Esse é outro aspecto geralmente relegado quando se fala de capoeira. Na prática, cada vez mais é deixado de lado como coisa do passado. No entanto, as expressões no rosto, os movimentos das mãos, fingindo medo, distração, alegria, convidando o adversário a jogar ou distraindo sua atenção; a maneira como certas canções são gestualizadas; tudo isso faz parte da essência da capoeira Angola.

Este texto faz parte de um estudo desenvolvido pelo argentino Alejandro Frigério, intitulado: Capoeira, de arte negra a esporte branco.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo passa

Reflexões de um Capoeira O tempo passa muito rápido, a cada dia que se passa só tenho mais certeza que devemos nos preocupar com o hoje, com o agora. O PASSADO, este não volta mais e também não pode ser alterado, não podemos mais corrigir o que foi errado lá, nem nos arrepender do que já fizemos, porém, podemos não cometer estes erros hoje, agora. O FUTURO, costumo dizer que o futuro não existe e que costumamos sofrer por antecedência, quantas e quantas vezes planejamos e embora conseguimos fazer, em muitos casos nem sempre tudo sai como planejado, sempre falta alguma coisa. O futuro é imprevisível, hoje estamos aqui amanhã podemos não estar e quem sabe disso? Só Deus mesmo. Vi todas essas crianças pequenas e que hoje são jovens, hoje vejo algumas delas pela ruas, alguns adultos, seguindo seus caminhos, nunca tive a imaginação de nenhum deles estarem comigo até hoje, mais sim que o pouco que passei para eles iriam lhe servir no futuro. Sabe o qu...

Cordão na Capoeira Angola. Existiu?

O estilo de capoeira conhecido como “angola” nasceu em 23 de fevereiro de 1941 com a fundação pelo Mestre Pastinha do “Centro Esportivo de Capoeira Angola” como podemos verificar no manuscrito abaixo reproduzido de autoria do próprio Mestre Pastinha. A. A. Decanio Filho (Organizador) – Manuscritos e Desenhos de Mestre Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA (pg 3b) Seus fundadores foram: A. A. Decanio Filho (Organizador) – Manuscritos e Desenhos de Mestre Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA (pg 4a)   A. A. Decanio Filho – A herança de Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA Os primeiros capoeiristas se diziam jogadore de capoeira, sem mais pretenções de categorias. Os que aprendiam, como Totonho de Maré, apreciando as ‘brincadeiras”, “vadiação” ou “jogo” praticado pelos mais destros reunidos em em torno dum mais velho ou mais respeitado pela técnica, musicalidade, sabedoria ou idade, se diziam discípulos do “dono” da roda ou “mestre” (aquele que dirige, gover...

A “volta ao mundo” em capoeira

Por: Mestre Jean Pangolin       Dentre as diversas facetas do jogo da capoeira, à volta ao mundo talvez seja uma das mais emblemáticas, pois articula a convergência do imaterial com o plano material, ou, para os mais céticos desportistas, simplesmente representa um momento de reoxigenação muscular para quebra da Adenosina Trifosfato (ATP). Assim, de qualquer forma, este momento do ritual poderá ser determinante nos processos estratégicos constitutivos dos pares na disputa em roda.       É importante considerar que a capoeira possui uma matriz eminentemente afrodescendente, desta forma, diversos elementos simbólicos ritualísticos são oriundos de uma determinada matriz de leitura da realidade, portanto, muitos aspectos similares são perceptíveis nas práticas culturais do negro em território brasileiro.       A volta ao mundo em capoeira é perceptível quando em determinado momento do jogo, os capoeiras que hora disputavam a peleja co...