Pular para o conteúdo principal

Ação Social, Comunidade e Capoeira Juntas

No dia 19 de dezembro de 2015, na comunidade do PQ-Jurema, Extrema e comunidades adjacentes, em que foi realizado um dia de ação social para às comunidades vizinhas, juntamente foram realizas atividades de capoeira.

A Associação Cultural de Capoeira Gingado Brasileiro, realizou a integração um evento que teve como proposito integrar a comunidade com a capoeira, essa ação só foi possível com as parceiras de algumas instituições e associações de Capoeira.

Tivemos na parte de ações sócias, palestras educativas voltadas a saúde, higiene bucal, atendimento (Aferição de pressão, testes de glicemia) e etc., tudo isso feito em parceria com a FET- Franca Escola técnica.

As demais associações de capoeira como Yê Berimbau com o professor Childerico que trouxe uma lição de vida e mostrando do que a capoeira e capaz e deixando os demais convidados da comunidade emocionado com suas crianças, o frase para esse momento e do meu amigo Childerico (Tem coisas que só o capoeirista entende).


A associação Cultural Raízes do Brasil, representada pelo Contramestre Marrecão e seus alunos, ministraram uma linda aula de maculelê, e deixaram os visitantes e as pessoas que participaram das oficinas encantadas.







O instrutor Panda da Associação Cultural de Capoeira Gingado Brasileiro, responsável pelos trabalhos no estado do Pará, ministrou uma excelente palestra de primeiros socorros voltado aos acontecimentos frequentes dentro das rodas e nos treinos de capoeira, também foi de grande importância, lembrando que o Instrutor Panda e Militar socorrista do corpo de bombeiros.




A nossa amiga Thereza também teve grande participação em nosso evento, trazendo um bazar que os valores iniciais das peças eram de R$2,00 chegando até o valor máximo que era de R$30,00.


E para encerrar nosso evento, tivemos o batismo e a troca de corda entre nossos alunos, fechando com uma grande roda cheia de energia e uma roda de maculelê.

 O que podemos dizer e que o evento foi maravilhoso, pois trouxe conhecimento técnico para o Capoeirista, e fez a integração com a comunidade.

Adicionar legenda











Mais para quem pensou que o vento teve fim no sábado se enganou, foi solicitado um pacote de leite para as pessoas que participaram da ação social, os leites arrecadados, foram doados para uma instituição de caridade, onde são atendidas pessoas de terceira idade, o nome desta instituição e Abrigo São Lucas.

Agradecimentos. 

Queremos aqui desde já agradecer aos amigos que compareceram ao nosso evento. 
Mestre Diogo e alunos.
Contramestre Kelson e alunos
Mestre Corujão e Alunos. 
Contramestre Marrecão e alunos.
Contramestre D'gato e alunos.
Contramestre Sombra.
Mestrando Bauzinho. 
Professor Childerico.
Professor Silio e Alunos.
Professor Bob e Alunos.
Professor Gago. 
Professora Zangada. 
Professor Escorpião e Alunos  e integrantes do Grupo Beira Mar.
Professor Cipó. 
Professor DIM.
Professora Samambaia. 
Monitor Denys.
Professor Lacraia e Alunos.
Graduada Nanica.
Graduado Peninha.
Graduado Piupiu.

E a todos que por ventura tenha esquecido de mencionar aqui. 

Agradecimento Especial a minha família e aos meus alunos que sempre estão do meu lado. 







Ano que vem tem muito mais. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo passa

Reflexões de um Capoeira O tempo passa muito rápido, a cada dia que se passa só tenho mais certeza que devemos nos preocupar com o hoje, com o agora. O PASSADO, este não volta mais e também não pode ser alterado, não podemos mais corrigir o que foi errado lá, nem nos arrepender do que já fizemos, porém, podemos não cometer estes erros hoje, agora. O FUTURO, costumo dizer que o futuro não existe e que costumamos sofrer por antecedência, quantas e quantas vezes planejamos e embora conseguimos fazer, em muitos casos nem sempre tudo sai como planejado, sempre falta alguma coisa. O futuro é imprevisível, hoje estamos aqui amanhã podemos não estar e quem sabe disso? Só Deus mesmo. Vi todas essas crianças pequenas e que hoje são jovens, hoje vejo algumas delas pela ruas, alguns adultos, seguindo seus caminhos, nunca tive a imaginação de nenhum deles estarem comigo até hoje, mais sim que o pouco que passei para eles iriam lhe servir no futuro. Sabe o qu...

Cordão na Capoeira Angola. Existiu?

O estilo de capoeira conhecido como “angola” nasceu em 23 de fevereiro de 1941 com a fundação pelo Mestre Pastinha do “Centro Esportivo de Capoeira Angola” como podemos verificar no manuscrito abaixo reproduzido de autoria do próprio Mestre Pastinha. A. A. Decanio Filho (Organizador) – Manuscritos e Desenhos de Mestre Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA (pg 3b) Seus fundadores foram: A. A. Decanio Filho (Organizador) – Manuscritos e Desenhos de Mestre Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA (pg 4a)   A. A. Decanio Filho – A herança de Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA Os primeiros capoeiristas se diziam jogadore de capoeira, sem mais pretenções de categorias. Os que aprendiam, como Totonho de Maré, apreciando as ‘brincadeiras”, “vadiação” ou “jogo” praticado pelos mais destros reunidos em em torno dum mais velho ou mais respeitado pela técnica, musicalidade, sabedoria ou idade, se diziam discípulos do “dono” da roda ou “mestre” (aquele que dirige, gover...

A “volta ao mundo” em capoeira

Por: Mestre Jean Pangolin       Dentre as diversas facetas do jogo da capoeira, à volta ao mundo talvez seja uma das mais emblemáticas, pois articula a convergência do imaterial com o plano material, ou, para os mais céticos desportistas, simplesmente representa um momento de reoxigenação muscular para quebra da Adenosina Trifosfato (ATP). Assim, de qualquer forma, este momento do ritual poderá ser determinante nos processos estratégicos constitutivos dos pares na disputa em roda.       É importante considerar que a capoeira possui uma matriz eminentemente afrodescendente, desta forma, diversos elementos simbólicos ritualísticos são oriundos de uma determinada matriz de leitura da realidade, portanto, muitos aspectos similares são perceptíveis nas práticas culturais do negro em território brasileiro.       A volta ao mundo em capoeira é perceptível quando em determinado momento do jogo, os capoeiras que hora disputavam a peleja co...