Pular para o conteúdo principal

Influência da religiosidade na Capoeira.

Nós dias de hoje vemos muitos questionamento sobre alguns nomes e rituais que são realizados dentro das rodas de capoeira e em suas academias, em grande ma maiorias somos abordados por alunos e pais de alunos que perguntam se a capoeira tem ligação com o candomblé e umbanda, o que responder nessas horas?

Vejo muitos educadores de capoeira e quando falo educadores me refiro de uma maneira geral (Mestres, Contramestres, Mestrandos, Professores e etc.) que negam as raízes da capoeira; com a modernidade chegando, novas religiões aparecendo, muitos esconde traços da capoeira que já vem do passado; um outra frase bem usada e essa "A Capoeira não possui religião e sim o capoeirista" Sim isso e verdade, porém isso reflete fatos do passado, onde os criadores da capoeira cultuavam seus Deuses, seus orixás, ainda a uma grande desavença em saber se de fato a capoeira foi criada por escravos africanos ou por índios, mais o certo e que está foi usada por escravos; escravos estes que tinham em sua religiosidade o candomblé, sendo transmitida de geração em geração. 

Por tanto, os gestos feitos ao pé do berimbau por muitos capoeiristas e até por alguns que se quer sabem o que isso significa, tem sim seus sentido, as cantigas da capoeira, a roda da capoeira, a volta ao mundo da capoeira e inúmeras coisas dentro da capoeira que são oriundas da religiosidade destes povos.

Podemos apenas negar que estes fatos sejam relacionados a religiosidade; também podemos ser honesto conosco mesmo e sem esconder o passado sofrido destes escravos e de grandes Mestres, podemos falar a verdadeira verdade sobre isso, basta estudar, procurar, pois a Capoeira sai dessas pessoas, estas pessoas criaram tudo isso, não podemos negar nossas raízes; o que precisamos e só respeitar. 

Professor Buscapé 
Teresina-PI
Gingado Brasileiro de Capoeira  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo passa

Reflexões de um Capoeira O tempo passa muito rápido, a cada dia que se passa só tenho mais certeza que devemos nos preocupar com o hoje, com o agora. O PASSADO, este não volta mais e também não pode ser alterado, não podemos mais corrigir o que foi errado lá, nem nos arrepender do que já fizemos, porém, podemos não cometer estes erros hoje, agora. O FUTURO, costumo dizer que o futuro não existe e que costumamos sofrer por antecedência, quantas e quantas vezes planejamos e embora conseguimos fazer, em muitos casos nem sempre tudo sai como planejado, sempre falta alguma coisa. O futuro é imprevisível, hoje estamos aqui amanhã podemos não estar e quem sabe disso? Só Deus mesmo. Vi todas essas crianças pequenas e que hoje são jovens, hoje vejo algumas delas pela ruas, alguns adultos, seguindo seus caminhos, nunca tive a imaginação de nenhum deles estarem comigo até hoje, mais sim que o pouco que passei para eles iriam lhe servir no futuro. Sabe o qu...

Cordão na Capoeira Angola. Existiu?

O estilo de capoeira conhecido como “angola” nasceu em 23 de fevereiro de 1941 com a fundação pelo Mestre Pastinha do “Centro Esportivo de Capoeira Angola” como podemos verificar no manuscrito abaixo reproduzido de autoria do próprio Mestre Pastinha. A. A. Decanio Filho (Organizador) – Manuscritos e Desenhos de Mestre Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA (pg 3b) Seus fundadores foram: A. A. Decanio Filho (Organizador) – Manuscritos e Desenhos de Mestre Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA (pg 4a)   A. A. Decanio Filho – A herança de Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA Os primeiros capoeiristas se diziam jogadore de capoeira, sem mais pretenções de categorias. Os que aprendiam, como Totonho de Maré, apreciando as ‘brincadeiras”, “vadiação” ou “jogo” praticado pelos mais destros reunidos em em torno dum mais velho ou mais respeitado pela técnica, musicalidade, sabedoria ou idade, se diziam discípulos do “dono” da roda ou “mestre” (aquele que dirige, gover...

A “volta ao mundo” em capoeira

Por: Mestre Jean Pangolin       Dentre as diversas facetas do jogo da capoeira, à volta ao mundo talvez seja uma das mais emblemáticas, pois articula a convergência do imaterial com o plano material, ou, para os mais céticos desportistas, simplesmente representa um momento de reoxigenação muscular para quebra da Adenosina Trifosfato (ATP). Assim, de qualquer forma, este momento do ritual poderá ser determinante nos processos estratégicos constitutivos dos pares na disputa em roda.       É importante considerar que a capoeira possui uma matriz eminentemente afrodescendente, desta forma, diversos elementos simbólicos ritualísticos são oriundos de uma determinada matriz de leitura da realidade, portanto, muitos aspectos similares são perceptíveis nas práticas culturais do negro em território brasileiro.       A volta ao mundo em capoeira é perceptível quando em determinado momento do jogo, os capoeiras que hora disputavam a peleja co...