Pular para o conteúdo principal

24h Gingado dos Saberes Brasileiros 2017

A Associação Sociocultural Gingado Brasileiro de Capoeira denominada GBC, com filiais em São Pedro do Piauí (Professor Charel) é Ananindeua-PA (Professor Panda) é sua Matriz que fica em Teresina-PI (Fundador Professor Buscapé). Promoveu entre os dias 28 a 30 de Julho de 2017 o Primeiro 24h Gingado dos Saberes Brasileiros.
Profº Dr Robson Silva (Mestre Bobby)
Este foi um evento onde o publico alvo foram os Capoeiristas, acadêmicos e profissionais de diversas áreas, o evento contou com ciclos de palestras onde todos os temas abordados era relacionados a capoeira com profissionais renomados no mundo acadêmico é no mundo da Capoeira.
O evento reuniu pessoas de diversos estados do Brasil é inclusive um aluno do CM Secura que veio de Angola é também prestigiou o evento.
O professor Buscapé, fundador da GBC, relata que este primeiro evento foi para analisar no que pode ser melhorado no na segunda edição que já tem data Marcada.
O próximo 24h de Capoeira vai acontecer nos dias 27,28 e 29 de julho é já com duas atrações de peso confirmadas são eles: Mestre Pernalonga é Contramestre Rafael que ficaram responsáveis pelas oficinais de musicalidades. O primeiro lote para a segunda edição vai estar disponível no dia 17 de novembro e estarão disponíveis no primeiro lote 50 vagas das 150 que serão disponibilizadas.
Maiores informações com o Professor Buscapé (86) 9-9950-7057 whatsapp




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo passa

Reflexões de um Capoeira O tempo passa muito rápido, a cada dia que se passa só tenho mais certeza que devemos nos preocupar com o hoje, com o agora. O PASSADO, este não volta mais e também não pode ser alterado, não podemos mais corrigir o que foi errado lá, nem nos arrepender do que já fizemos, porém, podemos não cometer estes erros hoje, agora. O FUTURO, costumo dizer que o futuro não existe e que costumamos sofrer por antecedência, quantas e quantas vezes planejamos e embora conseguimos fazer, em muitos casos nem sempre tudo sai como planejado, sempre falta alguma coisa. O futuro é imprevisível, hoje estamos aqui amanhã podemos não estar e quem sabe disso? Só Deus mesmo. Vi todas essas crianças pequenas e que hoje são jovens, hoje vejo algumas delas pela ruas, alguns adultos, seguindo seus caminhos, nunca tive a imaginação de nenhum deles estarem comigo até hoje, mais sim que o pouco que passei para eles iriam lhe servir no futuro. Sabe o qu...

Cordão na Capoeira Angola. Existiu?

O estilo de capoeira conhecido como “angola” nasceu em 23 de fevereiro de 1941 com a fundação pelo Mestre Pastinha do “Centro Esportivo de Capoeira Angola” como podemos verificar no manuscrito abaixo reproduzido de autoria do próprio Mestre Pastinha. A. A. Decanio Filho (Organizador) – Manuscritos e Desenhos de Mestre Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA (pg 3b) Seus fundadores foram: A. A. Decanio Filho (Organizador) – Manuscritos e Desenhos de Mestre Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA (pg 4a)   A. A. Decanio Filho – A herança de Pastinha, Edição CEPAC, Salvador/BA Os primeiros capoeiristas se diziam jogadore de capoeira, sem mais pretenções de categorias. Os que aprendiam, como Totonho de Maré, apreciando as ‘brincadeiras”, “vadiação” ou “jogo” praticado pelos mais destros reunidos em em torno dum mais velho ou mais respeitado pela técnica, musicalidade, sabedoria ou idade, se diziam discípulos do “dono” da roda ou “mestre” (aquele que dirige, gover...

A “volta ao mundo” em capoeira

Por: Mestre Jean Pangolin       Dentre as diversas facetas do jogo da capoeira, à volta ao mundo talvez seja uma das mais emblemáticas, pois articula a convergência do imaterial com o plano material, ou, para os mais céticos desportistas, simplesmente representa um momento de reoxigenação muscular para quebra da Adenosina Trifosfato (ATP). Assim, de qualquer forma, este momento do ritual poderá ser determinante nos processos estratégicos constitutivos dos pares na disputa em roda.       É importante considerar que a capoeira possui uma matriz eminentemente afrodescendente, desta forma, diversos elementos simbólicos ritualísticos são oriundos de uma determinada matriz de leitura da realidade, portanto, muitos aspectos similares são perceptíveis nas práticas culturais do negro em território brasileiro.       A volta ao mundo em capoeira é perceptível quando em determinado momento do jogo, os capoeiras que hora disputavam a peleja co...